Trabalho e Metodologia
Nossa metodolodia
Conheça um pouco mais sobre nosso método e sobre como abordamos temas importantes relacionados à comportamentos, traumas e realizações humanas.
O Método Conexão Sistêmica consiste em uma forma de trabalhar e ensinar a ferramenta das Colocações Sistêmicas de diferentes escolas e nas evoluções dos modelos desenvolvidos com outras influências (como construtivismo, escola de Maturana e Varela, Steve de Shazer entre outras).
Além do desenvolvimento de visão própria adquirida a partir das práticas e estudando evoluções e formatos de profissionais reconhecidos, como Dra. Ursula Franke Bryson e Thomas Bryson.
Vale também ressaltar outros nomes importantes que contribuíram nesta jornada, como Barbara Innecken, Carles Parellada, Christa Renoldner, Christine Essen, Dra. Guni Baxa, Karin Schöber, Laszlo Mattyasovszky, Marianne Frank e Siegfried Essen.
Além da intensa atuação no campo dos estudos teóricos e na prática de atendimento individuais e em grupos.
O desenvolvimento dos diretores do Instituto Conexão Sistêmica aqui no Brasil e este intercambio constante com profissionais na Europa levaram a uma natural introdução da traumaterapia às influencias somáticas, trazendo a ciência da fisiologia e de aspectos da neurociência para criar novas possibilidades ao modelo da Conexão Sistêmica, o que propiciou o desenvolvimento de posturas e atitudes amparadas pela visão sistêmica das nos campos pessoais e profissionais das relações, levando a ampliação da consciência e consequente desenvolvimento pessoal.
Atualmente o participante dos programas do Instituto tem possibilidade de aprender facilitação em diferentes contextos, de diferentes formas e influencias. Além disso, é incentivado a fazer uma união de seus saberes e suas experiências com o pensamento transgeracional.
Assim, além de facilitação, o processo de aprendizado oferece ao participante a oportunidade de desenvolver-se pessoalmente de maneira profunda, beneficiando sua vida e suas relações pessoais.
No campo profissional, adquirirá conhecimento e prática necessários para trabalhar com atendimento de grupos ou de forma individual, apoiado nas áreas da terapia, consultoria, coaching, campos educacionais organizacionais e no direito.
Assim fica muito claro que a Metodologia da Conexão Sistêmica influencia a construção de nossas relações pessoais como profissionais.
O Método Conexão Sistêmica possui nosso DNA original, cuja vocação maior é unir habilmente a parte teórica e a prática. Desta forma, os participantes adquirem autonomia e desejo de ampliar seu aprendizado dentro de suas áreas de interesse.
Nossos alunos costumam afirmar que, a cada evento, aula ou curso de que participam, sentem-se confiantes para, logo após as aulas, colocar em prática o que foi aprendido e praticado, tornando sua jornada de conhecimento junto ao Instituto Conexão Sistêmica não apenas palpável, mas também muito gratificante.
Nossa história em números:
14
Fundada em 2009, hoje temos 14 anos de história promovendo treinamentos, cursos, desenvolvimento pessoal e muito mais.
37
Acreditamos muito que parcerias fortes podem nos levar além, por isso temos parceria firmada com 37 profissionais de fora de fora do Brasil.
60+
Já promovemos mais de 60 treinamentos, facilitados por nós, nossos parceiros estrangeiros e brasileiros.
7
7 turmas já se formaram nos nossos treinamentos com foco Familiar, Pedagógico, Estrutural e Organizacional.
Parcerias
Durante todos esses anos, já formamos 7 turmas em São Paulo nos contextos: Familiar, Educacional e de Pedagogia sistêmica e Colocações e Estruturas para Organizações, com um total de 55 módulos internacionais com vários profissionais especializados no assunto. São eles:
-
Dra Ursula Franke-Bryson – Alemanha;
-
Thomas Bryson– EUA;
-
Glaucia Paiva – Brasil;
-
Oswaldo Santucci – Brasil;
-
Anton de Kronn – Holanda;
-
Barbara Innecken – Alemanha;
-
Carles Parellada Enrich – Espanha;
-
Christa Renoldner – Áustria;
-
Christine Blumenstein – Essen–Áustria;
-
Cito Hufenus – Suíça;
-
Dr Dan Booth Cohen – EUA;
-
Dra Guni Leila Baxa – Áustria;
-
Elizabeth Ferrari – Alemanha;
-
Frank Gallenmüller – Alemanha;
-
Habiba Kreszmeier – Suíça;
-
Joan Garriga Bacardi – Espanha;
-
Karin Schoeber – Áustria;
-
Laszlo Mattyasovszky – Alemanha;
-
Marianne Franke – Alemanha;
-
Phillip Belcredi – Alemanha;
-
Richard Wallstein – Inglaterra;
-
Siegfried Essen – Áustria;
-
Stephan Hausner – Alemanha;
-
Svenja Wachter – Alemanha;
-
Una O’connell – Inglaterra
Nossa Trajetória
O Instituto Conexão Sistêmica, dirigido por Glaucia Paiva e Oswaldo Santucci e criado em abril de 2009, nasceu da necessidade de continuar absorvendo e divulgando os conhecimentos sobre um assunto tão complexo e profundo que é a abordagem e perspectiva sistêmica.
O propósito foi e continua sendo receber conhecimento e experiência de profissionais que, tendo iniciado com Bert Hellinger nos anos 80, acompanharam todo o desenvolvimento do trabalho e desenvolveram novas possibilidades de trabalho com essas ferramentas, como foi a intenção do próprio Hellinger.
Tivemos o privilégio de ter nesse caminho como nossos coordenadores Internacionais os professores Dra Ursula Franke Bryson e Thomas Bryson que nos ensinaram com muita generosidade muito do que sabiam, além de nos darem suporte técnico e nos possibilitarem entrar em contato com tantos profissionais competentes, responsáveis e disponíveis para nos ensinar sobre essa ferramenta poderosa e geradora de profundas transformações. A esse casal que exala iluminação e amorosidade o nosso eterno agradecimento!
Alguns eventos importantes
Em 2012 fizemos uma formação em Constelação Sistêmica Internacional em Florianópolis – SC onde Glaucia Paiva, Oswaldo Santucci, Alicio Gobis e Eunice Brito participaram junto com os professores do nosso time internacional. Em 2014, realizamos o 1º Congresso Brasileiro de Pedagogia e Educação Sistêmica Posturas e atitudes sistêmicas: uma nova abordagem para pais, educadores e terapeutas.
Em 2016, realizamos uma consultoria em Pedagogia Sistêmica em uma escola em São Paulo, onde a profissional Clara Sivek foi nossa parceira e em 2018 tivemos um treinamento em Direito Sistêmico ministrado por Renato Bertate.
Também criamos a Editora Conexão Sistêmica com o foco de divulgar a teoria do Pensamento Sistêmico com vários títulos publicados sobre o assunto e em 2011 iniciamos o primeiro número da Revista Brasileira de Filosofia, pensamento e prática das Constelações Sistêmicas que está em seu 5 número.
Hoje continuamos a formação de profissionais da área além de atender com o processo individual com workshops para nossos clientes e Estruturas de Diferenciação coletivas para atender as necessidades da nossa sociedade.
Nesse percurso de tantos desafios o Instituto segue com sua missão de continuar aprendendo e ensinando sobre a força fenomenológica da Inclusão e sua auto regulação.
Abraços,
Glaucia Paiva e Oswaldo Santucci